Abrolhos

domingo, 30 de maio de 2010

Purgatório à Prestações

Piracicaba qu'eu adoro tanto....
Mas que trânsito! Como tem gente braço curto!
Será que é geral no Brasil? Ou só perdemos para Sampa?
Para quem tem que se deslocar várias vezes nos horários de pico pela cidade, como eu, é como se tivéssemos que pagar pelas nossas faltas todo dia um pouquinho.
Como pessoas com comportamentos tão diferentes podem conviver pacificamente, sendo que a pressa de uns choca com a acomodação de outros, se a habilidade de uns choca com a insegurança de outros, se a imprudência de uns choca com o respeito às leis de trânsito de outros. Todos os dias, toda hora, over and over again.
Eu estou no time dos apressados e stressados. Tenho vontade de encaminhar uma proposta ao Prefeito de que construa um anel viário, não só para ônibus e caminhões, mas para senhoras que dirigem nos picos de movimento como no domingo à tarde, tiozinhos de chapéu que só saem com seus fusquinhas de seus sítios de vez em quando para a cidade. Mães que vão levar seus filhos à escola e param no meio da rua com direito a tchauzinho e repasse das recomendações aos filhos de se comportarem. As escolas seriam transferidas para o anel viário, bem como lojas em liquidação, o torra-torra, aqueles chatos com megafone no centro.
No outro extremo, motoqueiros nos submetem às suas vontades, seja amarrando o trânsito, seja pulando na nossa frente quando abre o sinal, seja cortando entre os carros, quase atropelando pedestres que aproveitaram o espaço que demos de cortesia para atravessar.
Completando tudo, a cereja do bolo, o asfalto. Todo ondulado, esburacado, mesmo quando asfalto novo. Vamos lançar a campanha: Barjas, faça menos, mas mais bem feito! Eu sei que o solo de Piracicaba não é propício para um asfalto lisinho, que dá mais trabalho, tem que assentar melhor. Mas se fizer bem feito é uma vez só, gasta menos em manutenção. Parece que é tudo feito nas coxas, por exemplo, quando a SEMAE esburaca a rua para fazer um reparo, depois fica ou rebaixado, ou elevado ou fraco e logo vem um buraco, não é?
Qual a solução? Acho que é um exame de consciência de cada um para achar o seu "calcanhar de aquiles". Motoristas atentos têm que ter paciência (que tal usar aqueles CDs de relaxamento?), desatentos têm que ver a mudança de sinal, motoqueiros tem que ter bom senso, pessoas que não tem mais condições de dirigir têm que dar o braço a torcer, não importa o que a carteira de motorista diga, para o bem da coletividade. Bjos.
PS: Não me tomem como sexista, gerifóbico, barjasfóbico ou qualquer coisa assim.

3 comentários:

  1. Ola, Lineu!!!!!
    O mundo tem éssas diferenças.
    Já pensou se tudo é como vc quer?
    O tiozinho tem seu direito de andar com seu fusquinha e seu chapeuzinho.
    Você tb vai chegar na idade dele. Será que vc vai usar chapeu ou boné? Pelo seu jeito com certeza não vai ter um fusquinha mas, vai ser um tiozinho!
    Seja menos stressado, e quando sair no horário de pico, repire fundo, com certeza o mundo ou melhor o transito, é pra todos com seus defeitos ou não, e temos que aceitar da maneira que são.
    Não podemos consertar o mundo mas, podemos ser mais calmo, paciente, respirar fundo, contar até 10, e aceitar as diferenças como são. Uma Piracicaba perfeita vai ser impossivel mas, vamos ser tolerantes com os diferentes. Afinal perfeição é só com o nosso DEUS que esta no céu, esse poder nós não temos. Tolerância e paciência é nosso dever de ter com todos a nossa volta, afinal não seremos bom em tudo pra sempre. Vamos envelhecer, ser mais lento, ter braço curto, ter filhos leva-los a escola e assim a vida segue seu curso como de costume.
    Tenha um ótimo final de semana.
    bjus
    Sua fã nº 1

    ResponderExcluir
  2. tem selo para você no betaahcat,
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não concordo com nada que sua fã n 1 diz....

    eu acho sim que fez sei la quanto 65 anos e a Prefeitura da cartãozinho de passe vai la faz um cadastrinho, e começa a passear de onibus, e tals......

    eu quero morrer com fusca ou seja la qual for a marca do carro e morgando na minha frente, Meodeos, será que o povo não tem noção que algumas pessoas trabalham nesse mundo.....

    por exemplo esses tiozinhos, pq eles vão no banco na hora do almoço, e ainda se valem da lei do idoso, deviria haver uma reforma nessa lei, por exemplo, o idoso ter um horário delimitado para ir ao banco fora esse horário ele pega fila como todo pobre mortal trabalhador, pq eu trabalho tenha a hora do meu almoço pra ie ao bando e o tiozinho lá, com um monte de continhas pra pagar e depois passa a tarde toda sentadinho na praça jogando conversinha fora, e olhando as pernocas das mocinhas

    me poupe......

    mas Lineu, tu não vai ter fusca mesmo, mas vai ser um tiozinho da fanta?

    isso eu ainda vou ver..... kkkkkkkkkkkk

    abração

    ResponderExcluir