Abrolhos

sábado, 1 de maio de 2010

Confrontos

Eu conheci há alguns anos, um senhor adorável chamado Oswaldo Cobra. Tinha a paz e a aura divina ao seu redor. Era alegre e empreendedor, ativo até quanto seu corpo o permitia. Ele me disse um dia - Quando você for para uma discussão vá preparado para perder. Porque se o argumento da outra pessoa for melhor que o seu, você ganha em sabedoria, se não for, simplesmente ignore.
Somando isso à frase de Chico Xavier que é melhor ser gentil que estar certo, procuro sempre conciliar na minha mente tudo que vem, em termos de crítica e sou o primeiro a admitir excessos, falhas e distorções.
Mas coisas destrutivas, agressivas, retóricas e superficiais, embora sinta um quê de chateação, logo passa e só posso agradecer à pessoa por me inspirar a mais um post que eu acho importante.
Todo povo tem, no geral, pontos fortes e fracos, coletivamente falando. Japoneses são trabalhadores, mas competitivos até a sensação de desonra e com tendências suicidas, por exemplo. Mas quero falar dos americanos, somos influenciados por muitos filmes em que existe muita discussão em que o importante é ganhar no grito ou devolvendo a bola e nenhuma das partes ganha ou, no fundo, muda alguma coisa. Quem ganha fica com a sensação falsa de que realmente ganhou alguma coisa, no máximo deu uma massageadinha no ego. É uma pena que um povo tão ordeiro, que prima pela liberdade e fazem primeiro pela sua pátria em vez de pensar que o governo tem que fazer pelo povo primeiro, como o brasileiro, tenha essa mesquinharia arraigada.
Algumas vezes, quando eu vejo os comentários no Terra, quando o assunto é aberto a discussões, um desrespeito total a opinião alheia e parte-se para agressão pessoal, para a vulgaridade e críticas sem embasamento lógico. Não sei qual é a diversão nisso, mas não é algo construtivo. Somos bons imitadores naquilo que não presta. É mais um indício que a humanidade está contaminada por uma competitividade predatória e sem amor. Bjos

3 comentários:

  1. ui..............

    texto pra teste de neuronios............

    sou a parte que gosta de argumentar ate um certo ponto..........

    sou de natureza totalmente critica....... rssssssss



    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá meu Querido!!!!!!!
    Até que enfim entrei e ví!!!!!!
    Não conhecia esse seu lado escritor!!!!!Que legal!!!Adorei seus textos!!!!Continue......Será que logo sai outro livro?????Pense nisso!!!!!
    Vc sabe que sou sua fã!!! Bjão no coração!!!!!!
    Fran....

    ResponderExcluir
  3. Oee, Critico heim... Isso é um teste????
    TICHAUUUU BJUS
    SUA FÃ Nº 01

    ResponderExcluir