Abrolhos

domingo, 25 de abril de 2010

Contabillidade

Quando você comete um erro com prejuízo de alguém, você prefere:
a) Pagar um preço pequeno.
b) Não pagar nada e torcer para que ninguém descubra ou prove.
c) Um preço justo, no tamanho do seu erro.
d) Um preço maior que aquele que vc merece.
A vida, às vezes, permite que você faça isso, escolha, mas, se você acredita num Deus justo, então no pós-vida, está com saldo credor ou devedor ou zerado, né?
Cara Âme Passionée (acho que vc é a única que me lê, pelo menos, é a que mais se manifesta, quando vier ao Brasil, me ligue), qualquer erro médico, que não foi o que aconteceu naquela noite, tem quatro faces.
1o) Do paciente. Ele pode ter vivido bem e Deus permitiu morrer antes que a velhice e todo seu lento sofrimento viesse e ele ficar feliz. Ou ele pode ficar revoltado por morrer tão cedo e abandonar seus entes queridos. Pode morrer velho com 10 anos de derrame cerebral vegetando numa cama. Pode não ter escapado propositalmente de uma ressucitação cárdio pulmonar, porque a maioria que sobrevive fica sequelada mentalmente depois de trazida de volta à vida. Tudo depende da ótica individual. Pode ser que o tempo dele tenha terminado, ele pode estar sendo abençoado ou castigado, quem sabe?
2o) Do médico. O médico pode estar despreparado, por (má) vontade própria, ou por força das cicunstâncias de ter que trabalhar precocemente para sustentar uma família, sem ter feito uma residência. Pode ter atrasado no atendimento por preguiça, pode ter tido um contratempo e não ter chego na hora que foi chamado. Ele pode maquiar os fatos? Claro. Só que a contabilidade dele...Vai sofrer uns bons decréscimos. Pode ser punido? Claro. Só que não de forma "passionée". Se ele errou, pode ser que tenha sido bom para outros. Uma punição que o impeça de exercer a medicina pode ser mais nociva que recuperativa. Aliás, essa é a grande dúvida da humanidade, punir com tudo possível que possa acabar com a pessoa ou recuperar.
Talvez a vida não queira que ele chegue em débito no pós morte e ele sofra uma perda familiar evitável, quem sabe?
3o) Da família. Talvez o maior carma seja da família, os que mais sofrem. As nossas gerações não estão preparadas para aceitar a morte. Mas passa, pelo menos para as pessoas saudáveis depois do "luto natural". Já as depressivas, encontram a vazão necessária para anos e anos de sofrimento, uma pena mesmo. Será que eles tinham que passar por isso, quem sabe?
4o Do Plano Maior. Da Vontade Divina. Esta segue inexorável, quer a gente esperneie ou não, quer a gente aceite ou não. Quer mortes no atacado ou no varejo. De gente boa ou ruim. Porque aqui é passagem, escola, estágio tempo integral.
E daqui nós carregamos nossa contabilidade. Para mim existem duas. Uma que está ligada a ação e reação. O que você planta, você colhe. E a outra é o que a gente cresce, nesse caso, não importa o que a gente sofra, nós não queremos vingança, quando crescemos estamos na paz de Deus, e algumas coisas podem nos abalar, mas ela logo volta e, afinal, somos felizes com o que temos.
Cara Âme, entrei no seu blog e ele é muito mais bonito que o meu, eu gostei, porque eu não tenho só meu lado "frozen", mas cuidado, porque pessoas passionais com raiva são como capitalistas selvagens, não basta vencer o inimigo, é preciso que ele se ferre completamente e aí, volta pra você. Au revoir.

2 comentários:

  1. Nossa, olha que vou ter que ler este post com um pouco mais de carinho e cuidado, e deglutir, tudo pra poder entender tudo o que vc quiz, passar....

    apesar que vc fugiu do assunto que eu perguntei, eu de forma alguma quiz jogar nada pra vc, eu como nao sou medica muito menos pretençao as tive, queria saber como e que um medico em começo de carreira, como vc ja foi, e agora com experiencia sente dentro de si, ao dar essa triste noticia......

    eu quero saber a parte "passionee".........

    me diz, me traduz os sentimentos, pq eu sei bem o que e dizer a uma pessoa nos perdemos......

    e isso e uma forma de dizer a pessoa "voce morreu", deu pra entender?

    agora me explica uma coisa? o que mesmo vc achou do meu blog? vc achou que eu sou apaixonada e tenho raiva?????????? nao entendi essa parte........

    pq passionee, e apaixonada e nao passional...... tem diferença nas emoçoes, vc as percebe?

    eu nao tenho raiva, aquele blog, e um desabafo ....... e uma declaraçao de amor..... e uma provocaçao de sentdos e sentimentos, que eu quero passar a quem eu gosto e as outras pessoas quero que se contagiem com a paixao, com o amor, com a falta de pudor, com falta da falsa moralifdade imposta a sociedade, hipocrita.......

    vc entendeu? pra que serve esse blog? vc o leu desde o começo, nao ha vergonha em se ser, e se ter, e se mostrar, em se desejar, em se realizar, em se mostrar..........

    falso moralismo, e ilusoes nao combinam comigo, por isso vivo em plena paixao todos os momentos ate os de sofrimentos tem paixao.....

    sou apaixonada por eu mesma, de uma forma incondicional.............

    volta pra voce?

    ps.: quando eu for ao Brasil tenho hospedagem garantida?

    gosto do que vc escreve, mas leia antes de responder, eu nunca ataco ninguem......

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a visitinha......

    e a resposta foi a que eu tinha curiosidade, nunca ataco, fica despreocupado, aparece mais vezes, pq eu sempre estou por aki....

    fora isso o Sr. foi uma maneira diferente de tratar, mas daki pra frente tratarei pelo prenome ok..... rsssssssssss

    Ahhhhhh, e quanto a paixão como desculpa para possessão, isso não tenho, deixo livre quem amo, pra ir e vir quando quizer, se voltar é pq cativei (lembra das borboletas? e do jardim?) é assim que acho.....

    tudo o que escrevo lá, não é pq eu estou tendo posse em certo momento, é pq estou saudosa, e tenho que extravasar de alguma forma nem que seja em forma de nostalgia, ou chutando tudo e pensando que cansei e parei, mas depois para e penso? cansei nada, quero mais.........

    e muito mais daqueilo que consegui construir e viver......

    mas eu o deixo super a vontade, é lógico que não deixo de molhar a minha "plantinha" todos os dias, não deixo a peteca cair nuncaaaaaaaa......

    e a sdds aumenta, esse findi reclamei que ele me ignora por torpedo, ele respondeu.....

    "DOIDINHA QUERIDA, EU NUNCA TE IGNORO, TE ADORO".......

    pra mim isso é tudoooooooo, dormi tranquila e feliz.......

    agora fui eu quem passou da hora de parar de escrever.....

    Tchau, Lineu, aparece no blog......

    Mon Âme Remercie.............

    ps.: obrigada pelo "pouso" em Piracicaba....rs

    ResponderExcluir