Abrolhos

domingo, 28 de março de 2010

Profissionais Autônomos e Sun Tzu

Sigam meu raciocínio. Você encomenda um serviço, paga uma parte adiantado pros materiais. Ele pega o seu dinheiro, você não sabe onde ele mora e nem tem um endereço comercial. A tentação é grande. Tem um serviço maior para fazer, onde ele pode ganhar mais. Você não assinou nenhum contrato. Desculpe amigo, mas as chances de vc "sifú"* é grande. Acho que, no Sermão da Montanha, não tinha nada escrito que os bobos entrariam no céu. Então eu, que já faço parte deste grupo por minha natureza, percebi que isto é consequencia da nossa própria preguiça de fazer tudo do jeito certo, mais trabalhoso. Segundo Sun Tzu, na Arte da Guerra, você só tem chance de derrotar seu inimigo conhecendo-o, sabendo seu modo de pensar e adiantando seus passos. O carpinteiro, pedreiro, encanador, eletricista, engenheiro (médico não, por que não tem chance de fazer isto, mas é da natureza humana) tem um campo aberto para que seu diabinho interior fique tentando e é, portanto, seu potencial inimigo, melhor dizer, adversário.
Confesso que baseei este seguinte esquema de uma inspiração matinal e ainda não testei, mas, pela lógica, acho que nossas chances aumentam se formos estrategistas:
- Procure indicações de amigos, se não for possível, em meios de comunicação oficiais, tipo jornal ou revista.
- Vá na casa do fulano, conheça a família, tome um cafezinho e comente, como quem não quer nada: -Eu venho sempre por aqui bater um papo com o Dr. delegado no DP próximo, que é meu amigo.
- Faça um contrato estipulando prazo, qualidade do material utilizado, assunção pelo executante por eventuais acidentes de trabalho e materiais desaparecidos (a makita, seja lá o que for isso, é o equipamento preferido dos pedreiros para desaparecer) e multa ou desconto no pagamento por atraso. Peça pro amigo advogado um modelo de contrato.
- Não insista num orçamento muito barato, mas procure não pagar nada adiantado. De preferência, você mesmo compre o material, a internet tá aí pra isso mesmo.
- Peça referências e cheque.
- Peça nota fiscal. Eu sei que o Leão é inimigo de todos, mas ajuda.
- Finalmente prometa um bônus se o serviço sair satisfatório e no prazo estipulado. E cumpra, lógico. Diga que você vai recomenda-lo a todos os seus amigos.
Isto não é garantia de sair no combinado, afinal, a sacanagem humana não tem limites e a lei é uma tartaruga com reumatismo.
Agradeço novas idéias a respeito. Bjos

* Palavrão, no texto, é tempero, estilo literário, empatia com o máximo de leitores, aprecie com moderação.

PS: Não se esqueçam de tomar a vacina anti-CIN (anti-Caso Isabela Nardoni)para não deixar as energias negativas entrarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário