Abrolhos

terça-feira, 16 de março de 2010

Causa ou Consequência

Se um dia eu sentasse frente à frente com Deus e pudesse perguntar o que quisesse, primeiro eu tentaria me refazer do susto, mas depois eu perguntaria o que é causa e o que é consequência neste mundo. Se eu sofro por alguma coisa que é causada por um ato maldoso do meu próximo, seria uma consequência de atos passados meus, ou poderia estar sendo criada a energia maléfica naquele instante? No fundo, a questão é matemática. O bem e o mal estão em quantidades já pré determinadas no início dos tempos ou podem se multiplicar indeterminadamente, como Hitler supostamente teria multiplicado seu mal a todo povo alemão com sua propaganda anti-semita. Ou este mal já existia no subconciente coletivo daquele povo (não todos, é claro)? Teria Madre Tereza de Calcutá multiplicado sua bondade ou aqueles que ela ajudou já teriam merecimento de serem ajudados e ela seria apenas um instrumento? Até que ponto o nosso sofrimento é uma herança maldita de outras encarnações ou simplesmente estamos sendo treinados para sermos mais fortes e não tem nada de mais. Se é a teoria da multiplicação energética a correta, que eu tendo a acreditar, poderia explicar esta inquietude dos dias de hoje. Seria o excesso de energia ruim que estaria ganhando no score e que poderia estar desequilibrando esta equação e nos condenando a crescentes catástrofes. Qual a utilidade disto? Bom, primeiro diminuiria aquela curiosidade mórbida que muitos têm de saber a causa de tudo, depois diminuiria o nosso complexo de culpa - Eu posso não ter jogado pedra na cruz - Depois uma conclusão desconfortável, o mal se multiplica numa velocidade muito maior. Por exemplo: um bêbado atropela uma criança na calçada, a população vai pro linchamento, vem a polícia e prende todo mundo, ocorre um quebra-quebra de bens públicos, pessoas perdem empregos e aumenta a miséria do local. Progressão geométrica. O bem é bem mais lento e elaborado. Atendemos na Casa Francisco de Assis com cromoterapia e orientação médica de minha parte. Pessoas alcançam cura, melhora ou paz de espírito diante de sua doença. Um ou outro se dispõe a ajudar a casa com trabalho ou vai a um orfanato, cadeia, favela para também dar algo de bom. Enquanto o dia da Grande Faxina não vem, não basta reparar um mal, precisamos multiplicar a energia positiva para tentar equilibrar o nosso meio.De qualquer forma alguns pontos não estão claros, talvez nem são prá ser. A próxima pergunta seria o resultado da próxima mega sena acumulada. Bjos

3 comentários:

  1. Oi Lineu,
    Gostei da elaboração do pensamento e quero contribuir, jogando mais lenha:
    - Kardec perguntou aos espíritos: o que é o Mal?
    - E eles responderam: É a ausência do Bem! Nossos pensamentos(essa energia mencionada por você), ajudarão as duas vertentes: Pensamentos inferiores corroboram com o Mal e os pensamentos de ordem superior contribuem para o Bem.
    Em suma, o Mal as vezes parece ganhar, mais isso é somente quando os Bons se omitem!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre as materias são de mto proveito !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lineu
    Quero te esclarecer que tudo na vida é claro como água cristalina, porém temos tantos véus nos olhos que nos impedem de enxergar o mundo real. Estudo filosofia e através dela encontro todas as respotas. Aqui nesse planeta ou plano tudo tem uma razão de ser e existir. Tudo é justo. Por sermos guiados pelos 5 sentidos não percebemos a grande bondade que nos cerca. Precisamos apurar o SENTIR só assim "descobriremos" essa beleza.
    Abraços.
    Carina Zambon G. da Silva

    ResponderExcluir