Abrolhos

domingo, 27 de junho de 2010

Mídia

Eu tenho sentimentos contraditórios em relação à mídia e acho que ela mesma o tem. A ética e o sensacionalismo devem se digladiar continuamente. Com o baixo nível cultural do povo, que nem de longe acompanha o desenvolvimento econômico, ao contrário, a cultura do mal gosto, do ridículo que passa a ser moda, ganha um espaço cada vez maior nos meios de comunicação. Como espaço é dinheiro, não há como não ceder. Eu imagino que tudo começou na década de 60, com a contracultura, que foi uma forma de protesto contra a sociedade da época, elitista, segregacionista. Os mais velhos se lembram do WASP (white, anglo saxan, protestant)? Era o ideal da sociedade americana e o resto do mundo só existia para ser explorado e sustentar os lucros dessa burguesia podre. Da contracultura, que criou novos hábitos, novos ídolos, novos sons, Woodstock, Paz e Amor, aquela coisa toda, seguiu-se um curto período de equilíbrio e lucidez, desenhos como snoopy, programas inteligentes, festivais com conteúdo político e depois...descambamos. Dá muito mais dinheiro, muito menos trabalho, muito mais apelo ao erótico de mal gosto, agradar direto ao povão. Tem até mulher melancia na Playboy! Claro que não precisam ser só programas culturais, mas mesmo os populares têm que fazer o povo pensar. Pior quando, ao contrário, incute sentimentos negativos, tipo estes programas que passam à tarde tipo "Cidade Alerta", que fazem pessoas cada vez mais com medo, cada vez mais isoladas. Mas, como tudo, existe o lado bom. O jornalismo investigativo, que faz uma espécie de polícia da sociedade, da Veja e da Isto É, programas humorísticos como CQC, uma parte do Pânico e do Casseta e Planeta. E agora vou me despedir mandando um beijinho prá titia e prá vovó, só não posso esquecer da minha eguinha Pocotó. Bjos.

Um comentário:

  1. DR. Lineu...tenho visitado seu blog com frequência...gosto da sua fala...parece sincera!
    Concordo com a contracultura..Só faltou citar o Funk! Essa pobreza de espírito que assola a molecada! Prefiro ficar na clausura com Joe satriani...ainda penso que me isolo...mas prefiro!
    Eguinha pocotó foi demais! kkkkkkkkk adorei!
    sucesso prá vc,Dr.

    ResponderExcluir